sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono

Hoje comemora-se o dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono. Este dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

A camada de ozono (O3) existe há muitos milhões de anos, tem a espessura de 15 Km, situa-se a vários quilómetros acima da superfície da Terra (na estratosfera, estrato entre 10 e 50 Km de altitude) e a sua função é protegê-la dos perigosos raios solares filtrando mais de 95% das radiações ultravioletas e deste modo preservar toda a vida na Terra.

Nas últimas décadas este “escudo protector” tem sido destruído pela libertação dos clorofluorcarbonetos, abreviadamente denominados CFC.Estes gases, produzidos pelo homem podem ser encontrados em produtos como: esferovite, chips de computador, sprays de perfumes, lacas, extintores, em aparelhos de refrigeração tais como ar condicionado, frigoríficos, arcas congeladoras, etc….


Como podemos contribuir para diminuir a emissão de CFC's para a atmosfera?
  • Na compra de aerossóis, artigos de refrigeração ou espumas, certificar-se que não têm CFC's;
  • Optar por produtos "roll-on" ou "stick", desodorizantes que sejam amigos do ambiente, em detrimento dos "sprays";
  • Optar por produtos rotulados como “amigos do ozono” ou “amigos do ambiente”;
  • Proceder à entrega de frigoríficos, aparelhos de ar-condicionado e desumidificadores usados em locais de reciclagem;
  • Assegurar que os técnicos que reparam os frigoríficos e aparelhos de ar condicionado recuperam e reciclam os velhos CFC’s de modo a que estes não sejam libertados para a atmosfera;
  • Verificar regularmente os aparelhos de ar condicionado das viaturas sobre eventuais fugas e proceder à mudança do refrigerante do carro caso o aparelho de ar-condicionado necessite de uma grande reparação;
  • Proceder à entrega de frigoríficos, aparelhos de ar condicionado e desumidificadores usados em locais de reciclagem;
  • Trocar extintores que usem “halon” por outros que usem compostos alternativos (ex. dióxido de carbono ou espuma);
  • Promover actividades escolares e cívicas com o objectivo de aumentar a consciência do problema e fomentar a acção local.

Sem comentários:

Enviar um comentário